O que você procura?

Cooperativismo Financeiro foi tema de palestra na Codem

Imagine um grupo de pessoas construindo juntas um mundo com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira? Imagine também este mesmo grupo desenvolvendo ações cooperadas de solidariedade financeira com financiamento para compra de bens duráveis, viagens de passeios, créditos para aquisição de máquinas, financiamento diversos e etc? Esses são valores que movem atualmente o sistema de cooperativas financeiras no país. Hoje, existem centenas de cooperativas financeiras com atuação em todos os estados brasileiros com o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade entre pessoas e contribuir para o desenvolvimento dos cooperados e comunidade. Foi com este objetivo que na manhã desta sexta-feira, 19, a Associação dos Empregados da Codem recebeu representantes do SICOOB/COOESA para explicar a importância do cooperativismo aos servidores (as) da empresa, no auditório da Companhia.

A palestrante Jamile Silva, falou sobre educação financeira e fez uma reflexão profunda de se estabelecer a justiça financeira e mostrar que o cooperativismo é uma alternativa financeira viável em comparação às instituições bancárias existentes no mercado. “No cooperativismo buscamos a solidariedade financeira formando e desenvolvimento pessoas, através das relações pessoas, administrando seus recursos de forma vantajosas para todos e não visando o lucro individual”, disse.

Significado

De acordo com o dicionário Michaelis, o cooperativismo é o “sistema econômico e social em que a cooperação é a base sobre que se constroem todas as atividades econômicas (industriais, comerciais etc.). O cooperativismo consiste na primazia da pessoa humana, na economia e na cooperação de todos para a consecução do bem comum”.

Ele foi adotado como modelo de negócios e vem transformando a realidade de milhares de brasileiros. Em 2020, segundo a OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, havia 4.800 cooperativas no Brasil realizando mudanças e evoluindo a sociedade. O levantamento aponta mais de 17 milhões de cooperados e 455 mil postos de trabalhos gerados.

Os princípios cooperativistas abrangem adesão voluntária e livre às cooperativas, a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a autonomia e independência, a educação, formação e informação, a intercooperação e o interesse pela comunidade.

Cooperativismo financeiro

O cooperativismo financeiro surgiu como um modelo para enfrentar momentos de crises. Uma gestão democrática, marca do modelo de negócio, e a constante adaptação de processos internos contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da economia brasileira.

Mais do que oferecer soluções financeiras completas e taxas mais justas, o cooperativismo financeiro permite participar de decisões e dos resultados das cooperativas. Isso contribui para o desenvolvimento de uma comunidade, que passa a contar com mais poder de decisão e recursos financeiros em circulação.

Segundo dados do estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, de 2018, o cooperativismo gerou um impacto positivo nas cidades brasileiras de mais de R$ 48 bilhões em um ano. As cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e a geração de 278 mil empregos.

Com informações do G1 e Site Sicoob.