Festival Gastronomia das Ilhas é a atração do próximo final de semana em Mosqueiro

Festival Gastronomia das Ilhas é a atração do próximo final de semana em Mosqueiro

Já imaginou se deliciar com um pastel de arraia, um polpetone de peixe defumado ao molho matriciana e com uma sobremesa de creme de taperebá? Ou uma moqueca de palmito, acompanhada de arroz, pirão e molho de tucupi?

Pois é, tudo isso e muito mais da gastronomia paraense estará à disposição dos moradores e visitantes que participarem do Festival Gastronomia das Ilhas (Edição Mosqueiro), nos próximos sábado, 14, e domingo, 15, das 11 às 16 horas, nos restaurantes participantes da ilha de Mosqueiro.

O evento, que vai reunir 18 restaurantes localizados na orla do distrito, é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com a Coordenadoria de Turismo de Belém (Belémtur), Universidade da Amazônia (Unama) e Agência Distrital de Mosqueiro.

Os estabelecimentos participantes do festival criaram pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

“A exemplo da experiência exitosa que tivemos no ano passado, no Combu, agora estamos chegando em Mosqueiro com um evento consolidado, completo com duração de dois dias, um cardápio com o fino da nossa culinária, completo e variado para oferecer o melhor da gastronomia a um valor acessível para todos os públicos que buscam conhecer e experimentar nossa culinária de alto padrão e reconhecida internacionalmente”, informa o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.

Selo Unesco

Desde 2015 Belém possui o selo de cidade criativa da gastronomia concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Se tornando, assim, referência mundial em gastronomia e passando a integrar a rede de cidades criativas da Gastronomia que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Atualmente, a administração do selo está sob a responsabilidade da Codem que promove, apoia e fortalece eventos e atividades nessa área sendo ainda responsável pela elaboração dos relatórios e articulações junto à Unesco, poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

O Brasil possui quatro cidades com selo da gastronomia criativa: Florianópolis, Parati, Belo Horizonte e Belém. “Belém tem uma das culinárias mais ricas e originais do país, que tem raízes indígenas e possui influências portuguesas e africanas. Possui um caráter nativo com ingredientes baseados na fauna e flora amazônicas”, disse o gastrólogo Rodin Miranda.

Insumos para o mundo ver e sentir

Ingredientes como o açaí, o tacacá, no tucupi, a maniçoba e o pirarucu têm atraído o interesse de especialistas, chefs em gastronomia e turistas de todo o mundo. Cozinheiros brasileiros e estrangeiros estão vindo à região procurando inspiração nessa culinária criativa. É devido à originalidade e às possibilidades de sua cozinha exótica que o Pará é um dos destinos gastronômicos mais promissores do mundo.

A culinária de Belém transforma esta experiência em uma viagem pelo universo amazônico, mistura cores e sabores típicos dessa região, com ingredientes exóticos e exclusivamente regionais direto de quem pesca, colhe ou produz mantendo sua originalidade em todos os pratos que oferece.

Serviço

Festival Gastronômico das Ilhas – Edição Mosqueiro

Restaurantes participantes:

Circuito 01 – Praia do Paraíso: Bar e Restaurante Paraíso, Cozinha da Praia, Barraca do Gringo, Bar e Restaurante Tropical, Bar e Restaurante Paraíso, Restaurante Camboeiro, Restaurante Moqueiro (Hotel Fazenda Paraíso).

Circuito 02 – Praia do Chapéu Virado: Restaurante Samambaia, Restaurante Toc-Toc, Restaurante K’tispero e Barraca Pinguim.

Circuito 03 – Praia do Ariramba: Jurubeba Restô de Praia, Barraca e Restaurante Toda, Jurubeba Praia, Bar e Restaurante Panorâmica.

Circuito 04 – Praia do São Francisco: Restaurante Aconchego e Casa Moqueio.

Circuito 05 – Praia do Farol: Restaurante do Hotel Farol.

Circuito 06 – Praia do Porto Artur: Peixaria do Antônio.