Trabalhadores do Complexo de São Brás comemoram os 110 anos do Mercado

Um dos maiores símbolos arquitetônico, histórico, turístico e cultural de Belém, comemorou nesta sexta-feira, 21, o aniversário de 110 anos de fundação. A comemoração teve café da manhã e bolo, feito pela associação dos permissionários. O Complexo de São Brás, esquecido por dezesseis anos pelo poder público municipal, agora é visto como sinônimo de esperança para os trabalhadores e frequentadores do espaço.

Permissionário do mercado há cerca de 30 anos, Carlos Raposo viu o complexo de São Brás se degradar ao longo do tempo, mas acredita que, a partir da nova gestão municipal, o espaço voltará a ter vida e melhorar as condições dos trabalhadores. “Quando comecei aqui, mexia com mercearia do lado de fora. Depois o mercado foi reformado pelo prefeito Edmilson e passei a trabalhar na parte interna, com produtores de pet shop. Também tínhamos o Banco do Povo, com as linhas de crédito e os cursos de qualificação profissional. Tenho fé que tudo será como antes”, acredita o vendedor.

Revitalização – Durante a cerimônia de aniversário do Complexo de São Brás, os secretários municipais de Economia, Apolônio Brasileiro, e de Urbanismo, Deivison Alves, e os presidentes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Lelio Costa, e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, puderam conversar com os trabalhadores da área, e explicar a situação atual do mercado.

“Queremos tranquilizar nossos permissionários de que as intervenções serão realizadas e de um modo bem melhor, com a participação ativa dos trabalhadores, principais agentes do Complexo de São Brás. Além disso, a Prefeitura de Belém quer potencializar as atividades no espaço, como no período da quadra junina, onde os ensaios e as festividades são intensas na área”, destacou o secretário de Economia, Apolônio Brasileiro.

Texto:
Roberta Corrêa