Nova praça Araújo Martins será entregue em abril

A praça Araújo Martins, em São Brás, vai se tornar um espaço moderno, acessível e seguro à população, com melhorias na infraestrutura e ampliação das áreas de lazer.

Um ato simbólico na tarde desta quarta-feira, 19, marcou o início das obras de revitalização da praça Araújo Martins, em São Brás, um dos pontos históricos e de lazer de Belém. Os serviços já estão em andamento. A previsão é que a nova praça seja entregue à população em abril próximo.

No evento, o prefeito Igor Normando celebrou a primeira etapa da obra, que visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas também devolver à população um espaço de convivência mais moderno e acessível. Ele destacou a importância de iniciativas como esta para a promoção da qualidade de vida da população. 

“Estamos dando um passo importante para resgatar a história e o valor cultural da praça Araújo Martins. Este projeto é um exemplo de como podemos unir preservação e modernidade, oferecendo à população um ambiente mais seguro, confortável e convidativo para toda a família”, afirmou o prefeito.

Além do prefeito, o ato simbólico contou com a presença de equipes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e do secretário municipal adjunto de Comunicação, jornalista Mauro Neto.

A reforma da praça, que integra o Complexo de São Brás, inclui recuperação do paisagismo, instalação de novos equipamentos urbanos, como bancos e iluminação led e a criação de espaços de lazer com parque para crianças e idosos. Serão instalados ainda quiosques para vendedores e uma academia ao ar livre.

O projeto de paisagismo no espaço contempla nova arborização, com planejamento de mudas de plantas adequadas e calçamento com ciclovia, garantindo a mobilidade dos ciclistas.

“Símbolo de renovação e esperança para o futuro da cidade”

A diretora-presidente da Codem, Mariel Dacier Lobato Martin de Mello, explicou que o projeto de revitalização foi pensado para garantir a acessibilidade e, assim, devolver à população não apenas um lugar de lazer e convivência, mas um símbolo de renovação e esperança para o futuro da cidade.

“É um local que vai garantir acessibilidade, vai permitir dar mais lazer, levando em consideração que aqui tem áreas pensadas para a primeira infância para crianças e idosos. Então é um espaço público pensado realmente na população de maneira que eles possam utilizar da melhor forma possível”, disse.

Moradores celebram resgate de patrimônio

Para os moradores da área, a obra representa a recuperação de um patrimônio desgastado pelo tempo. “É uma vitória para todos nós. A praça vai ficar linda e com mais opções de lazer. Estávamos precisando de uma revitalização há anos”, afirmou Patrícia Moura, 38 anos, moradora do bairro.

A obra na praça foi garantida via convênio firmado entre a Itaipu Binacional e a Prefeitura de Belém. A revitalização do Complexo de São Brás não só trouxe mais qualidade de vida aos moradores de Belém, mas também envolveu o turismo local, atraindo visitantes que buscam contemplar o charme e conhecer a história da capital paraense.

  • Texto: Marli Portilho
  • Última atualização: 19/02/2025 21:44