Belém participa da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

A prefeitura municipal de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem) participou no início de abril, do VI Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (ecriativa), em Campina Grande/PB.

O evento teve como objetivo propor e planejar as atividades colaborativas de impacto na economia criativa brasileira, uma das mais prósperas e diversificadas do mundo, com ações nas referências das cidades que compõem a “Unesco Creative Cities Network” (UCCN).

Delegado como Focal Adjunto de Belém, o diretor de desenvolvimento e negócios da Codem, Rodrigo Teixeira, representando a administração municipal, apresentou os projetos em execução na capital do Pará, que dialogam com a Gastronomia Criativa, como Boulevard da Gastronomia e a reforma do Ver-O-Peso.

Rodrigo destacou em sua participação no evento, as mudanças estruturais em andamento que visam transformar Belém, em uma cidade que planeja e executa a complexa cadeia gastronômica da Amazônia.

“Nossa palestra foi de grande relevância e que de certa forma surpreendeu os demais representantes das cidades criativas participantes do evento. Destacamos as obras de reforma total e de requalificação do Complexo Mercado de São Brás, que devem se concluídas em setembro próximo e que Belém vai oferecer um novo espaço de negócios e lazer, para a população da cidade e para os turistas”, disse.

Segundo ele, “com esse novo espaço, que preserva a memória arquitetônica da cidade vamos reforçar nossa rica culinária de Belém, município que, desde 2015, detém o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)”.

Histórico:
O ECriativa é um encontro fechado anual organizado pelas 14 cidades brasileiras detentoras do título de Cidade Criativa concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A edição do ECriativa, 2024 foi realizada na sede do Sebrae/PB, na cidade de Campina Grande/PB no dia 05/04 e uma programação cultural na manhã do dia 06/04, em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.
A programação do evento incluiu uma palestra magna, sobre “Territórios Criativos”, na abertura do evento, proferida por Joaquim Cartaxo (Sebrae/CE), apresentações e relatos de projetos das cidades que compõem a rede Unesco de cidades criativas, roda de parcerias para negócios, visitas monitoradas etc.

Texto: Willys Lins