Palestra sobre saúde mental e prevenção ajuda servidores municipais a se cuidarem.

Os servidores da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) participaram ds palestra intitulada “Janeiro Branco: Saúde Mental é Tudo e Mais um Pouco”, proferida pela psicóloga Renata Dolzane, consultora comportamental, no auditório do órgão, na tarde desta segunda-feira, 29.

O evento integra a programação do Janeiro Branco na administração municipal e debateu,de forma descontraída, medidas para manter a saúde mental, como refletir, aceitar ciclos e se preparar para agir.

Segundo Renata Dolzane, evitar o isolamento, enfrentar problemas, reforçar laços familiares e amizades, diversificar interesses como nova rotina e praticar atividades físicas, entre outras ações, podem contribuir para a saúde mental. “Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro. Afinal, qual foi a última vez que fez alguma dessas atividades?”, questionou.

Para a estagiária de Comunicação, Marcelle Andrade, a atividade serviu para sensibilizar os servidores para a importância da saúde mental. Promover ações como a de hoje contribui para o cuidado e o bem-estar psicológico das pessoas. “É uma oportunidade para que todos reflitam sobre suas próprias emoções e busquem formas de promover uma vida mais equilibrada e saudável, tanto física quanto mentalmente”, disse.