As servidoras da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) participaram de um ciclo de atividades referente ao mês de março, dedicado às mulheres. “Março é Das Manas” foi o tema das ações propostas pela gestão municipal.
“Na Codem, 53% do quadro de servidores são mulheres, que estão em todas as diretorias nos mais diversos setores da Companhia desenvolvendo suas atividades profissionais com competência, dedicação contribuindo de forma importante para nossa empresa. Pará nós, o Dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres é, sem dúvida, uma das maiores conquistas da democracia, da busca e luta das mulheres por espaços em toda a sociedade, seja na vida política, no enfretamento da violência de gênero e doméstica; no avanço no mercado de trabalho, suas contribuições cada vez maiores nas artes, na ciência, no conhecimento, na educação e no esporte. Por isso, nós da Codem estamos aqui para celebrar essa data importante, cheia de simbolismo, com uma programação diversificada para iniciar este mês, dedicado às Mulheres”, destacou Lélio Costa da Silva, diretor-presidente da Companhia.
A programação ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de março e contou com a grande participação das funcionárias e funcionários. “Ginástica laboral”, ministrada pela Sejel, “Estética Facial” com limpeza e massagem, “Aferição de Pressão Arterial” e “Teste de Glicemia”, em parceria com a Faculdade Ideal (Faci/Wyden), “Apresentação da banda de música” da Guarda Municipal de Belém nas escadarias da Codem; Palestra “Resiliência e Desafios” com a Psicóloga Rita Andrade e, encerramento como um almoço em homenagem às Mulheres foram realizadas durante toda a programação.
O professor Eder Lorrand, que ministrou aula de Ginástica Laboral destacou que a atividade física é tão necessária quanto o desempenho profissional, pois, o ser humano precisa se movimentar e é nesse contexto, segundo ele, que a ginástica laboral é uma importante ação, antes ou depois da jornada de trabalho.
Jaqueline Cunha, Psicóloga da Codem, disse que a importância do corpo em movimento e a prática do exercício físico para impactar no bem estar dos servidores da Companhia no que é essencial, como a saúde mental e assim se atingir tanto o bem estar físico quanto o laboral com a prática de hábitos saudáveis.
A programação também contou com uma ação de “Estética Facial” com limpeza e massagem, “Aferição de Pressão Arterial” e “Teste de Glicemia”, em parceria com a Faculdade Ideal (Faci/Wyden). Daniely Cardoso, consultora comercial responsável a importância da parceria. “É um momento importante com as servidoras da Codem, pois a Faci/Wyden pode trazer um momento de relaxamento e de cuidados e falar um pouco sobre os desafios do nosso dia-a-dia, com destaque para a importância da mulher em todas as esferas da sociedade”, disse.
Pâmela Alvarez, Assistente Social da Codem, destacou a importância da programação do 8 de março na Companhia. “Muda completamente para melhor a nossa rotina no local de trabalho. Um momento de alegria, confraternização e diversão. Também nos sentimos mais motivadas a vir trabalhar. Estamos todas de parabéns!”, disse.
Um dos momentos mais importantes da programação foi a palestra: “Resiliências e Desafios: Mulheres da Codem Que Inspiram”, proferida pela Psicóloga Clínica, Rita Andrade. Ela destacou que Resiliência é a Capacidade de superar adversidades e se adaptar às mudanças. Relacionar resiliência com desafios é essencial para entender como as pessoas podem enfrentar e superar adversidades em suas vidas”. A importância da resiliência para as mulheres se estabelece sobre três aspectos: 1- Superar desigualdades e discriminação, 2-Promover a autoconfiança e autoestima e 3- Equilibrar responsabilidades múltiplas.
Texto: Willys Lins